sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O GUIA PRÁTICO DE RECALL DO FORNECEDOR


O Ministério da Justiça lançou, nesta quarta-feira, dia 3 de setembro de 2014, o Guia Prático de Recall do Fornecedor. A publicação orienta as empresas e esclarece aos consumidores sobre as etapas e a importância do recall de produtos danificados.

Segundo a página da Fundação PROCON-SP, a palavra recall, de origem inglesa, é utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de consumo.

A Fundação informa, ainda, que o recall deve ser gratuito, efetivo e sua comunicação deve alcançar todos os consumidores expostos aos riscos. Por isso a legislação exige que o fornecedor faça o comunicado de forma mais ampla possível, divulgando o recall em jornal, rádio e TV. Além disso, a mercadoria deve ser recolhida, trocada, reparada ou ainda deve-se ressarcir o consumidor com a quantia paga.

É importante que o procedimento seja adotado pelos fornecedores, pois, se houver dano em razão do uso de algum produto defeituoso, o consumidor tem o direito a pleitear indenização por danos morais e materiais.

Para acessar e baixar o Guia Prático de Recall do Fornecedor, clique no link: http://pt.slideshare.net/justicagovbr/recall-para-web .


Fontes:


Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON-SP: < http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp >